quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

RESSACA A VERDADE

Postado  quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013  |  Ler Matéria»


Ressaca: médico desvenda mitos e verdades

Médicos alertam para o excesso com a bebida alcóolica não virar alcoolismo

Do NE10
Dor de cabeça, mau-humor, enjoos, indisposição, desidratação e o clássico "gosto de guarda-chuva" na boca. Esses sintomas são muito comuns após os exageros cometidos durante os quatro dias de Carnaval. A famosa ressaca, decorrente dos abusos das bebidas alcoólicas, tem se tornado tão tradicional quanto os blocos carnavalescos mais antigos.

Para evitar, ou pelo menos reduzir, os danos causados pelos excessos no período de Momo, o Portal NE10 conversou com o clínico geral Mauro Antunes. O médico esclareceu algumas dúvidas comuns de quem ingere bebidas alcóolicas e desvendou mitos sobre a ressaca. A principal recomendação médica não muda: hidratação antes, durante e depois de beber seus drinques.

NE10 - Algumas propagandas dizem que determinados remédios evitam os efeitos da ressaca se tomados antes e depois de ingerir bebidas alcóolicas. Esses medicamentos realmente fazem tal efeito?

Dr. Mauro - Não. A ressaca é, na verdade, o resulltado de alguns fatores em exagero que se somam dando o resultado final já conhecido. O repouso é indicado para curar a ressaca.

NE10 - Beber água durante a ingestão de bebidas alcoólicas evita a ressaca?

Dr. Mauro - Pode até não evitar totalmente, mas a hidratação minimiza bastante os efeitos da hipovolemia (diminuição do volume sanguíneo) tão comum nessas situações.

NE10 - É verdade ou mito que misturar bebidas acelera o efeito do álcool no organismo, além de piorar a ressaca no dia seguinte? E sobre misturar o mesmo tipo de bebidas (ex: cerveja) de marcas diferentes?

Dr. Mauro - A Mistura de bebidas pode piorar o quadro no dia seguinte pelas graduações alcóolicas diferentes das bebidas ingeridas. Quanto à questão das cervejas, não faz tanto sentido.

NE10 - Caso a pessoa amanheça com ressaca, é verdade que beber mais um pouco ameniza o mal-estar?

Dr. Mauro - É sabido que o álcool em seu início de ação no organismo é responsável pela liberação de substâncias que dão prazer e relaxam. Daí a afirmar que essa seja uma boa medida no dia seguinte, há uma certa distância.

NE10 - Investir na ingestão de doces (picolé, bombons, chocolates) após ter abusado das bebidas alcóolicas tem algum efeito contra a ressaca?

Dr. Mauro - Sim. Pois a hipoglicemia causada pelo álcool passa a ser revertida com maior brevidade.

NE10 - Existe algum tipo de bebida alcóolica que não dá ressaca? Ou apenas a moderação pode evitar o mal-estar no dia segunite?

Dr. Mauro - Não. Todas têm esse risco em potencial. Porém como já foi dito anteriormente, as diferentes graduações alcoólicas determinarão a maior ou menor intensidade de agressão e consequência ao organismo no "terrível" dia seguinte. Moderar é sempre o melhor caminho.


Compartilhe esta postagem

0 comentários:

Blog do Rui Medeiros-A Realidade da Notícia-
Copyright © 2016 Blog do Rui Medeiros.
Desenvolvido por SoftTech - Tecnologia em Softwares. .